Bem-vindo ao GESAM!

 O Grupo de Estudos em Saúde Mental (GESAM) foi criado em abril de 2009 e está vinculado ao Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e de psiquiatria do Centro de Ciências da Universidade Federal da Paraíba (DESPP/CCS/UFPB). O grupo tem como objetivos: reunir a comunidade acadêmica, os trabalhadores dos serviços públicos de saúde e os interessados da comunidade em geral para discutir os temas relacionados à saúde mental como o movimento pela Reforma Psiquiátrica; Promover estudos, investigações científicas, debates e cursos sobre a política de saúde mental no Estado da Paraíba de modo a subsidiar gestores e técnicos na redefinição de diretrizes, estratégias e objetivos para a efetivação do atual sistema de saúde. Nesse enfoque, defende a necessidade de se ampliar a compreensão sobre os avanços e os desafios que o movimento pela Reforma Sanitária e pela Reforma Psiquiátrica apresentam e de se impulsionar as conquistas nesse sentido, corrigindo possíveis falhas e produzindo novos conhecimentos que contribuam para sua consecução no estado.

Atualmente, o GESAM está sob liderança da Professora Doutora Ana Tereza Medeiros Cavalcanti da Silva, é um Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ e conta com a participação de trabalhadores de vários municípios da Paraíba, representantes da gestão estadual, professores e alunos de vários cursos de graduação e pós-graduação da UFPB e de outras instituições de ensino superior, representantes de associação de usuários de saúde mental, profissionais autônomos e representantes do movimento da Luta Antimanicomial no estado. O grupo defende a busca de novas possibilidades de emancipação da opressão ideológica, característica do modelo de assistência tradicional como contribuição para a construção de um sistema local de saúde emancipatório, democrático, acessível, integral e efetivo.

Em dezembro de 2010, o GESAM promoveu e organizou o Seminário “DIVERSIDADE, CULTURA E SAÚDE MENTAL: outras dimensões para a compreensão da loucura” que teve como conferencista o professor Dr. Paulo Amarante, referência nacional para o processo pela RP e registrou grande participação da comunidade científica, dos trabalhadores em Saúde mental do estado e município, representantes dos movimentos sociais, além de uma grande participação de interessados de outros estados do Nordeste. Este ano, o grupo estará desenvolvendo a pesquisa intitulada “Avaliação do desempenho de serviços de atenção à saúde mental na Paraíba”, que foi aceita pela FUNDAÇÃO DE APOIO A PESQUISA DO ESTADO DA PARAÍBA – FAPESQ; e está organizando a fundação da Associação Brasileira de Saúde mental – Filial PB. As reuniões do grupo são mensais e acontecem todas as primeiras sextas-feiras de cada mês no Centro de Ciências da Saúde – UFPB.

 

Venha fazer parte deste grupo!

 

 

Notícias aos visitantes...

 

Disponível para download (no ícone de artigos) o Relatório Final Sobre o Seminário "Diversidade, cultura e saúde mental: novas dimensões para a compreensão da loucura."